Páginas

terça-feira, agosto 26, 2014

PROFUNCIONÁRIO

      O Projeto Arara Azul foi o primeiro programa de formação dos funcionários da escola, onde visava valorizar os profissionais da Educação amparado pela Lei Complementar nº 50/98, que dispõe sobre a carreira dos profissionais da Educação Básica.

      O Arara Azul foi uma reivindicação da categoria de profissionais identificados no interior das escolas como profissionais não docentes. Representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso, desde 1986, em reuniões permanentes, estes profissionais com suas lutas conseguiram, com a deliberação da Seduc, a versão preliminar do Projeto de Profissionalização que atenderia: merendeiras, vigilantes, porteiros, auxiliar de limpeza, secretários, auxiliar administrativo e outros.

      Com o passar do tempo o Arara deixou de existir, dando lugar ao Profuncionário, um programa que visa a formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola. A formação em nível técnico de todos os funcionários é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e , portanto, para a carreira. O Decreto 7.415 de 30 de dezembro de 2010 institui a política nacional de formação dos profissionais da educação básica e dispõe sobre a formação inicial em serviço dos funcionários da escola. Entre seus objetivos fundamentais, está a valorização do trabalho desses profissionais da educação, através do oferecimento dos cursos de formação inicial em nível técnico proporcionados pelo Profuncionário.

Os profissionais da Escola Estadual Domingos Briante que participam do programa, apresentaram seus trabalhos a com os seguintes temas:

Concepção de Educação, Planejamento e Ética no Serviço Público.

Técnico Administrativo Educacional – Dalva Soares

Meio Ambiente, Sociedade e Educação, Teorias do Espaço Educativo, Higiene e Segurança nas Escolas

Apoio Administrativo Educacional – Jaci Brito de Souza e Maria de Fátima Sales Gomes
Vigia – Francisco Xavier Caboclo