Páginas

terça-feira, setembro 16, 2014

PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO - RÁDIO E JORNAL ESCOLAR

   A Escola Estadual Domingos Briante desenvolve dois projetos do Educomunicação, sendo eles "Rádioescola Domingos Briante e Jornal Escolar A Arte da Gente", ambos trabalhados juntamente com os alunos, com a coordenadoria da Diretora da escola Lucinéia Goveia dos Anjos e do professor responsável Jailson Marino Pacheco.

 Este projeto tem como objetivo favorecer a participação e envolvimento dos alunos atividades escolares, bem como mantê-los informados. 

    Desde a antiguidade o homem tem sede de se informar e divulgar essas informações vê – se isso quando ele pintava o que via e pensava nas paredes das cavernas.

    Na atualidade, é urgente que o aluno fique informado sobre a época em que vive. Para isso, é necessário que seja desenvolvido nele o hábito da informação, assim sendo, é papel da escola incentivá-lo a se informar, e não existe lugar melhor para isso do que a própria escola. O jornal escolar é um excelente meio de incentivar o aluno a buscar as informações de seu interesse e divulgar essas informações na própria escola sob a orientação de um professor e assim desenvolver no aluno a oralidade e o senso de pesquisa.

   Segundo os estudos de Freire (1989) é necessário que a escola aprenda a tornar a leitura significativa para o aluno, trazendo a realidade já conhecida por este, para dentro da sala de aula e, fazer uso da “leitura de mundo”. Segundo este autor é na infância que se deve incentivar esta leitura crítica e social, seja esta feita através da decodificação ou apenas das imagens, cores e sons que o mundo pode apresentar.

    Pavani (2002) evidencia que, se o objetivo da escola é formar cidadãos livres, autônomos e responsáveis, então a introdução dos meios de comunicação é o elemento essencial para atingir essa meta. Mas, para isso, não basta apenas ler jornal, é preciso dominar a mídia, e ter uma atitude crítica diante das mensagens. 

    Ainda de acordo com a autora, é essencial conduzir o indivíduo para que ele possa entender a sua importância dentro da estrutura social em que vive e assuma conscientemente sua responsabilidade. Em suma, explorar a leitura através dos gêneros jornalísticos possibilita o favorecimento à concepção e interpretação da realidade.