Páginas

terça-feira, maio 26, 2015

VIOLÊNCIA SEXUAL CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O que é violência sexual

  É uma violação dos direitos sexuais, que se traduz pelo abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes – seja pela força ou outra forma de coerção – , ao envolver meninas e meninos em atividades sexuais impróprias para sua idade cronológica ou a seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

  O abuso e exploração sexual são as duas formas, igualmente perversas, com que a violência sexual se manifesta.

  O abuso é qualquer ato de natureza ou conotação sexual em que adultos submetem menores de idade a situações de estimulação ou satisfação sexual, imposto pela força física, pela ameaça ou pela sedução. O agressor costuma ser um membro da família ou conhecido. Já a exploração pressupõe uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja ela financeira, de favores ou presentes. A exploração sexual pode se relacionar a redes criminosas mais complexas e podendo envolver um aliciador, que lucra intermediando a relação da criança ou do adolescente com o cliente.

A Secretaria de Saúde, Assistência Social e Conselho Tutelar, realizaram na Escola Estadual Domingos Briante, uma palestra sobre quais as medidas a serem tomadas, caso crianças e adolescentes sejam vítimas de violência sexual e quais as consequências se tais medidas não forem tomadas.