Páginas

terça-feira, junho 07, 2011

PROJETO "ADOLESCÊNCIA"


A PROFESSORA SÉLIA MORETTI DESENVOLVEU COM OS ALUNOS DA 7ª SÉRIE UM PROJETO, ONDE O TEMA CENTRAL FOI ADOLESCÊNCIA, OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM GRUPOS E OS GRUPOS TRABALHARAM OS SUB TEMAS: ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE, ADOLESCÊNCIA E DROGAS, ADOLESCÊNCIA FEMININA, ADOLESCÊNCIA E A FAMILIA E DSTs NA ADOLESCÊNCIA. OS ALUNOS PARTICIPARAM ENTUSIASMADOS , O TEMA ALÉM DE INSTIGANTE HOJE SE FAZ NECESSÁRIO, JÁ QUE A FAMILIA MUITAS VEZES FICA ALHEIA À MODERNIDADE E OS JOVENS FICAM EXPOSTOS SOMENTE AO QUE A MÍDIA APRESENTA.
AS COORDENADORAS LAZINHA E MÁRCIA PRESTIGIARAM AS APRESENTAÇÕES DOS
TRABALHOS.






















ADOLESCÊNCIA E DROGAS
Segundo a Organização Mundial da Saúde, "droga é toda a substância que, introduzida em um organismo vivo, pode modificar uma ou mais de suas funções". É entendida também como o nome genérico de substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que podem causar danos físicos e psicológicos a seu consumidor. Seu uso constante pode levá-lo à mudança de comportamento e à criação de uma dependência, um desejo compulsivo de usar a droga regularmente, ao mesmo tempo que o usuário passa a apresentar problemas orgânicos decorrentes de sua falta.




ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE
A adolescência não é marcada apenas por dificuldades, crises, mal-estares, angústias. Ao se abandonar a atitude infantil e ingressar no mundo adulto, há uma série de acréscimos no rendimento psíquico. O intelecto, por exemplo, apresenta maior eficácia, rapidez e elaborações mais complexas, a atenção pode se apresentar com aumento da concentração e melhor seleção de informações, a memória adquire melhor capacidade de retenção e evocação, a linguagem torna-se mais completa e complexa com aumento do vocabulário e da expressão.



ADOLESCÊNCIA E A FAMILIA
Observamos que os adolescentes assim como os seus familiares estão, na maioria das vezes, desinformados sobre as mudanças que ocorrem nesta fase, gerando, na maioria das vezes, conflitos na relação e dificuldades na convivência.
Cabe aos profissionais da área da Saúde preencher essas lacunas com informação, orientação e, sobretudo, acolhimento.
“Amadurecer é um ato complicado... Perceber a hora de mudar é ainda mais difícil, mas não tanto se encontramos uma certa figura capaz de abrir nossos olhos e mostrar que as possibilidades de vida são ilimitadas...”
(encontrado no diário de uma menina de 12 anos


DSTs NA ADOLESCÊNCIA
As doenças sexualmente transmissíveis ou doenças venéreas,são infecções que uma pessoa passa para outra através de um contato sexual.
Nos últimos anos o comportamento sexual de um grande número de pessoa mudou substancialmente. Muitos passaram a iniciar a vida sexual mais jovens e com parceiros variados,possibilitando um sexo mais promíscuo (com muitas pessoas) e entre pessoas que não se conhece bem.Esse comportamento teve como conseqüência um aumento das doenças sexualmente transmissíveis principalmente entre adolescentes .

ADOLESCÊNCIA FEMININA
Em média, a partir dos 12 anos de idade, as meninas começam a notar várias mudanças no próprio corpo. Essas mudanças são psicológicas e físicas, afetando todo o organismo. No entanto, desde os 8 anos de idade é que essas mudanças são planejadas pelo corpo. É mais ou menos nessa idade que os órgãos e hormônios presentes no corpo das meninas começam a se desenvolver para, um pouco depois, acarretar em visíveis mudanças físicas e psicológicas. Uma das primeiras mudanças que acontece é a alteração no tom de voz. A produção de testosterona faz com que a voz das meninas se torne menos aguda. Depois vêm as curvas. Certas partes do corpo servem como um depósito de gordura, modelando melhor o formato do corpo feminino. As nádegas, coxas e barriga são as partes mais modificadas. Um pouco antes da vinda da menstruação, outra grande mudança ocorre. As glândulas mamárias crescem, de acordo com previsão, entre 8 e 10 anos de idade. É então que vem a menstruação, e o organismo trabalha ainda mais intensamente para formar o corpo de uma mulher. Os hormônios são produzidos em altas