No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, posteriormente o de Olinda foi transferido para Recife. Naquele momento, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima. Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934. Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
Em comemoração ao dia do estudante, a Escola Estadual Domingos Briante realizou no dia 11 de agosto de 2015, um comenos de reflexão com a oração do estudante, “Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente. Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com você. Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar. Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil. A rotina cansa e o aprender exige uma série de renuncias: o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns programas de TV. Eu sei que preparo hoje o meu amanhã. Por isso lhe peço, senhor, ajuda-me a ser bom estudante. Dê-me coragem e entusiasmo para recomeçar a cada dia. Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores. Amém.
Ser estudante é viver num universo que, só quem é mesmo estudante consegue entender...
A contagem regressiva para entrar de férias, mas também a felicidade de voltar para a escola e contar aos amigos todas as coisas que fez enquanto esteve fora. A esperança de que aquela manhã, tarde ou noite de estudos, fará com que se tornem seres humanos capazes de se destacar perante a sociedade, tendo conquistado um futuro promissor e fazendo a diferença em seu meio social.
É sentar o ano inteiro ao lado daquela garota ou garoto que gosta e não ter coragem de falar sobre seus sentimentos. É chorar e sentir saudades dos amigos que se vão e logo fazer amizade com os novos que chegam. É aborrecer-se com o professor devido às chamadas de atenção em sala, mas depois perceber que isso faz parte do processo de construção de seu conhecimento, afinal professores e alunos caminham juntos lado a lado em busca de um novo horizonte. É ficar colérico por ter que fazer dever de casa, ler livros, pesquisar trabalhos e, não perceber que cada tarefa feita significa o algo a mais que aprendeu, que cresceu e que pode compartilhar com os outros.
O estudante tem o direito de ser considerado e valorizado em sua individualidade, receber seus trabalhos, tarefas e testes devidamente corrigidos e avaliados em tempo hábil, ser tratado com igualdade em relação a seus colegas, ter oportunidade de expressar suas ideias, tomar conhecimento através de boletins, de seus conceitos e frequência, ser orientado em suas dificuldades e esclarecer dúvidas com os professores e demais funcionários, sempre que necessário, Mas também é ter o dever de cumprir com pontualidade e assiduidade o horário escolar, executar os trabalhos escolares determinados pelos professores, respeitar e aceitar a autoridade dos profissionais da escola, zelar pela conservação do prédio, material escolar e utensílios de estudos e, observar os preceitos de higiene individual.
Ser estudante abrange acima de tudo, ter o compromisso consigo mesmo de aprender, apreender e aprender, para o crescimento e o seu compromisso com a sociedade.
Para comemorar este dia tão importante que visa estimular e incentivar os educandos, a Escola Estadual Domingos Briante, realizou nos períodos matutino, vespertino e noturno, um bingo recreativo com todos os alunos encerrando o evento.